Mil edições depois
Às vésperas do Natal do ano passado compartilhei por aqui minha vontade de me tornar um wikipedista — um editor da Wikipédia. Inclusive, citei ao final daquele texto que faria com que isso fosse uma das minhas metas para o ano de 2025.
Começa 2025, e eu fico oito meses sem postar um único texto aqui. Um hiato que, em retrospecto, considero ao mesmo tempo inesperado e necessário. Mas, enquanto os textos aqui sumiram, minhas edições na Wikipédia continuaram a acontecer, prova de que pelo menos essa meta que eu estabeleci está sendo cumprida.
Essa semana, bati a marca de 1000 edições no site. Uma marca e tanto! Teve até notificação me agradecendo por colaborar tão arduamente, e embora eu saiba que ela é automática, achei sensacional do mesmo jeito!
Eu também aprendi uma coisa sobre mim mesmo ao longo dessas minhas mil edições wikipedianas: não devo ir com muita sede ao pote. Quando comecei a editar, me empolguei pra valer, e acumulei uma sequência de 97 dias seguidos com várias edições por dia. Fazer meu streak crescer diariamente foi legal no começo, mas com o tempo passei a sentir que editar a Wikipédia estava parecendo mais uma obrigação — como a de um trabalho assalariado —, do que um ato voluntário e divertido.
Então abandonei a mentalidade de aumentar meu streak: eu não necessariamente edito mais todos os dias, mas quando edito, sinto que voltou a ser algo legal como eu sempre imaginei que seria. E mil edições depois, agora quero que venham mais mil, e mais mil, e mais mil.