Daniel Santos

Eu sou a serpente de fogo

Na sexta-feira estávamos quase terminando o expediente quando uma das pessoas com quem eu trabalho se conectou à reunião remota que estávamos fazendo: o fundo de tela dele era cheio de motivos do Ano-Novo chinês1 — em 2024 o ano do Dragão, que caiu em 10 de fevereiro.

Sem demora duas ou três pessoas disseram que sabiam qual era seu animal no horóscopo chinês. Existem 12 signos, tal como no zodíaco que é popular aqui no Brasil. Outras pessoas, assim como eu, não faziam a menor ideia de qual era o seu. E já que responder a isso virou uma prioridade momentânea, lá fui eu procurar qual era o meu.

Acabei descobrindo que sou do signo da Serpente, o que significa que o Chapéu Seletor me colocaria em Sonserina ter o signo que representa a astúcia, o mistério e a sabedoria. Além disso, dado que meu ano de nascimento termina em 7, o elemento associado ao meu signo chinês é o fogo. Por isso, Serpente de Fogo.

Nascidos sob o signo da Serpente costumam ser profundos pensadores e bons solucionadores de problemas. Além disso, são bons em entender como as coisas funcionam e em tomar decisões ponderadas e fundamentadas.

Quem é Serpente também carrega sabedoria: gosta de aprender coisas novas, valorizando o conhecimento e sempre querendo se aprofundar em como o mundo funciona. Gosta de ser criativo e de pensar em grandes ideias

Esse signo é bom em falar com as pessoas, geralmente usando charme e magnetismo pessoal para se comunicar de maneira adaptável a diferentes pessoas, tanto no contexto pessoal quanto profissional.

Mas nem tudo são flores. O signo também carrega a impulsividade, a falta de paciência e de perseverança, e a facilidade de cometer erros. Serpentes de Fogo são por vezes francas e diretas demais, o que pode ferir o sentimento dos outros. E ainda por cima são meio teimosos e raramente dão ouvidos às opiniões dos outros.

Caramba.

Bom... eu nunca dei muita atenção a essas questões zodiacais, nem nada. Mas que foi bem interessante aprender tudo isso, foi — o que não quer dizer que agora eu vou tomar minhas decisões baseado única e exclusivamente nisso — como Sheldon Cooper e seu dado de Dungeons & Dragons.

No entanto, características do signo chinês realmente ressoaram comigo: o fato de várias pessoas elogiarem minha capacidade analítica; a minha jornada de lifelong learning; minha curiosidade que nunca se dá por satisfeita; a minha criatividade, porque adoro escrever, desenhar, elaborar coisas — e mesmo os lados negativos, como falta de paciência e às vezes de perseverança. Tudo isso me faz pensar que sou uma completa serpente de fogo... ou então tudo não passou de um grande episódio de viés de confirmação... mas não creio nisso.

  1. Quando fui buscar o link da Wikipedia para a festividade chinesa, me surpreendi com a grafia “Ano-Novo” e precisei ir atrás de mais informação, tal como um bom representante do signo da Serpente de Fogo. Eis que existem três formas diferentes de grafia: Ano-Novo, com hífen e maiúsculas, indica a festa de passagem de ano, ou seja, o Réveillon. O ano-novo, com hífen e minúsculas, indica o ano que começa, bem como o primeiro dia do ano. E ano novo, sem hífen e minúsculas, indica um ano que é novo, sendo o contrário de ano velho. Meu Deus! 😧

#blog #português