Daniel Santos

Tangerinas

IMG_7774

A tangerina ganha fácil o título de minha fruta favorita. Sempre que encontro no mercado, compro. Fora de casa, quando vou almoçar, quer no refeitório da empresa ou em um restaurante, e tem tangerina de sobremesa, é garantia de que eu pegue pra saborear depois da comida.

Mas você sabia que a tangerina tem esse nome por causa das pessoas nascidas em Tânger, uma cidade portuária do Marrocos, usada como ponto de passagem entre a África e a Europa desde o tempo dos fenícios? Eu também não sabia, até encontrar esse fato por acaso hoje, navegando pelo Mastodon.

Na verdade, eu nunca tinha pensado sobre o porquê da fruta tangerina se chamar tangerina. Mas fui dar uma olhada nas definições da palavra no dicionário Merriam-Webster, e descobri que o termo passou a ser usado a partir de meados do século XIX para se referir aos nascidos em Tânger, e, cerca de aproximadamente um século depois, já era sinônimo para a minha fruta favorita. Na época acreditava-se que as tangerinas eram nativas do Marrocos, embora atualmente acredite-se que sua origem é, na verdade, o sudoeste asiático.

Mas o que mais me impressionou descobrir foi que a tangerina deriva de uma fruta chamada mandarina. Até então, mandarim pra mim era um funcionário público chinês e, e não sinônimo de fruta (mal posso esperar pra jogar stop de novo, pra usar essa palavra).

Tanto a mandarina, cujo nome científico é Citrus reticulata e possui um fruto menor, quanto a tangerina, derivada dela e de nome Citrus tangerina, estão na base genética da família das árvores citrus. E na prática, isso significa que a tangerina é a mãe inclusive da laranja, e também cruzou com ela para dar origem a outras espécies do grupo, o que eu também não sabia.

Fruto das espécies derivadas desse cruzamento é a murcote, que eu sempre chamei de tangerina, e da qual gosto menos do que da ponkan, mas que descobri ser um tangor, combinação das palavras inglesas tangerine e orange. Ela veio da Flórida e chegou na década de 70 pra complementar o período em que a ponkan não estava disponível. A época da ponkan é o primeiro semestre, enquanto que a época da murcote é o segundo semestre: assim, tem tangerina (ou derivados dela) o ano inteiro.

Uau. Falar de tangerina me fez realmente descer pelo buraco de coelho... 😅🍊

#curiosidades #rabbit hole